Alimentação

Uma boa alimentação deve incluir diariamente:

 Ração apropriada
 Vegetais frescos
 Vitamina C
 Feno em quantidade ilimitada e capim fresco
 Água fresca


Ração:

Para que os porquinhos da índia tenham uma alimentação equilibrada, a escolha da ração é muito importante. O ideal é que se forneça ração específica para porquinhos da índia. A ração de coelhos deve ser evitada, pois não é balanceada de acordo com as necessidades nutricionais dos porquinhos da índia. Quando não for possível adquirir ração específica para porquinhos, pode ser dada uma ração para coelhos, desde que a tabela de nutrientes esteja próximo da ração especifica para os porquinhos.
Alguns exemplos de ração ideais para os porquinhos da india:

Raçoes especializadas para roedores:




Rações importadas especifica para porquinho da índia:

Rações para coelhos q podem ser usadas para porquinhos da índia:

Ração de chinchila q pode ser usada para porquinhos:



Vegetais:

Na natureza, os porquinhos da índia se alimentam de vegetação, principalmente capim.
É muito importante que, como animais de estimação, recebam além da ração porções de vegetais frescos todos os dias, para que obtenham vitamina C e outros nutrientes. Além disso, principalmente os vegetais fibrosos servem para desgaste natural dos dentes.
Os vegetais podem ser servidos em porções (cerca de 1 copo) uma ou mais vezes ao dia. Prefira verduras escuras, pois em geral, contêm mais vitamina C.
Além do feno e capim, os vegetais e frutas normalmente preferidos por eles são: Cenoura, pepino, pimentão, couve, escarola, chicória, almeirão, salsinha, melancia .

Cuidado com: - Repolho, couve e brócolis – dê em pouca quantidade, pois podem causar gases. - Alface – pode ser dada, desde que em pequena quantidade, como aperitivo. Alface em maior quantidade é laxativa, pode causar diarréia. - Maçã – Alguns porquinhos têm a boca sensível ao sabor ácido da maçã; dê um pedaço pequeno inicialmente. Se seu porquinho não tiver problemas com a maçã, forneça a fruta cortada em pequenos pedaços, em pouca quantidade.


Vitamina C:

Para os porquinhos da índia, a vitamina C é muito impotante, pois assim como nós, humanos, eles não sintetizam a própria vitamina C. Precisam retira-la da alimentação, necessitando diariamente de 10 a 30mg/kg para evitar diversos problemas de saúde, em especial, o escorbuto.
Forneça uma alimentação rica em vegetais que contenham vitamina C, essa é a forma natural de os porquinhos da índia adquirirem os nutrientes necessários.
Ainda assim, você pode assegurar que seu porquinho receba a dose necessária por dar a ele vitamina C líquida (como Redoxon e Cewin, encontradas em farmácias). A suplementação de vitamina C à dieta de seu porquinho é uma indicação feita por alguns veterinários e especialistas, ao passo que outros indicam que bastam vegetais frescos diariamente.
Pingue 2 gotas (20 mg) em uma colher, ou aspire diretamente do frasco com uma seringa de 1ml (sem agulha), e dê diretamente na boca do porquinho. Inicialmente ele pode estranhar e resistir, mas muitos porquinhos apreciam e aprendem a tomar a vitamina C diariamente sem problemas. Porquinhos doentes, gestantes ou amamentando precisam de vitamina C extra.

 


Feno ou Capim:

Feno é uma mistura de plantas, geralmente gramíneas e leguminosas, que são ceifadas e secas, de forma que são desidratadas mas mantêm seu valor nutritivo. A vantagem do feno é poder ser armazenado por muito tempo sem estragar. Fornecer feno ou capim in natura é vital para a boa saúde de seu porquinho da índia, porque provê a fibra necessária que o sistema digestivo dos herbívoros requer, e mantém os dentes em um tamanho apropriado.
Feno de alfafa é muito rico em proteínas, cálcio e carboidratos e é recomendado para filhotes, para gestantes e fêmeas que amamentam. Para adultos, alfafa pode ser fornecida como petisco, pois seu alto teor de cálcio pode favorecer problemas do sistema urinário.
Na falta do feno, forneça capim. Este deve estar freco e limpo, e nao deve ser colhido em locais de grande circulação de pessoas e animais, para que não esteja contaminado com a fumaça de carros, venenos, ou até mesmo urina de cães.




2 comentários:

  1. Muito bacana você alertar sobre a necessidade de suplementar a vitamina C com a Rexodon, Cewin, etc... principalmente o fato de informar que precisa ser dado na seringa (e não misturado na agua) :D

    ResponderExcluir
  2. Sempre lembro de alertar meus clientes a respeito da vit C, pois muitas pessoas nao tem nem ideia das necessidades dos pigs... Aderi tbm uma apostilinha de alimentação para quem leva o porquinho, para poder trata-lo adequadamente...^^

    ResponderExcluir